Todrool
The Brazilian and
international cuisine.

Search

Translate

Kimchi

Written By Marcia Korrea on quarta-feira, abril 29 | 4/29/2015 08:46:00 PM

É  basicamente uma conserva coreana de acelga apimentada_ Kimchi (김치) e kakdugi (깍두기) são condimentos típicos da culinária da Coreia, o primeiro com base na acelga, o segundo no rábano, o nabo-japonês.  O kimchi, também conhecido como 'Kimchee' ou 'Gimchi', é muitas vezes considerado como a “base da alimentação” dos coreanos, podendo ser consumido nas três refeições diárias.  Se fizermos uma comparação, o Kimchi é o arroz e feijão brasileiro que não pode faltar na mesa dos coreanos. São preparações em que se colocam os vegetais em salmoura durante várias horas e, em seguida, os envolvem com uma pasta feita com farinha de arroz, açúcar e vários temperos; estas preparações podem ser consumidas de imediato, mas algumas pessoas a deixam fermentar para servir de condimento para outros pratos. Os coreanos muitas vezes conservam o Kimchi em vasos de cerâmica no chão, debaixo da terra.
Receita básica [há variações, esta é a mais simples que achei]
2 acelgas
1 nabo branco grande cortado em fatias finas
1 maço de cebolinha verde ou nirá picada
sal à gosto
2 col. (sopa) de gengibre ralado
pimenta vermelha em pó (gochu karu) à gosto

Preparo_ Corte as folhas da acelga ao meio, passe sal dos dois lados das folhas e faça uma pilha com elas, deixe assim por quatro horas
Depois disso, lave bem a acelga, em água corrente, para tirar todo excesso de sal
Em um pote, disponha as folhas de acelga, as fatias de nabo, a pimenta e o gengibre ralado
Tampe o pote e deixe fora da geladeira de um dia para o outro, pode ser servido como entrada ou acompanhamento de peixes e frutos do mar
Conserve em geladeira, dura bastante tempo.

Preparo do Kimchi do modo mais detalhado [Tradicional]
1a Etapa_ Retire as folhas externas da acelga caso estejam ruins. Lave a acelga inteira;
Corte ao meio. Depois em quatro;
Retire o excesso do talo, mas deixe o suficiente para manter as folhas presas;
Numa bacia grande, misture a água com 3/4 de xíc. de sal, até dissolver bem. Divida o restante do sal em 4 partes iguais e use cada parte para salpicar em cada uma das partes da acelga. Deve-se abrir as folhas e salpicar o sal na parte mais grossa, uma a uma.
Depois de lavadas, mergulhe-as na água salgada. Ponha um peso em cima (pode usar uma panela cheia de água).
Deixe repousar por umas 5 horas (esta etapa pode ser feita a noite e o restante no dia seguinte de manhã ou a primeira etapa pode ser feita de manhã e o restante à tarde)

2a Etapa_ Escorra toda água salgada das acelgas e enxágue-as, muito bem, 3 vezes. A esta altura, elas já terão perdido bastante volume, estarão murchas. Deixe-as escorrendo emborcadas numa peneira ou em um escorredor. Enquanto isso, faça a 3a. etapa.

3a Etapa_ Numa tigelinha, misture as 2 colh. de sopa de água com a farinha de arroz.
uma panela pequena, junte a água e esta mistura. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até formar um mingau. Quando começar a ferver, desligue o fogo e reserve.

4a Etapa_ Num liquidificador ou processador, bata 1/4 da cebola, a maçã, o alho, o gengibre e o molho de anchovas.
Naquela mesma bacia onde a acelga ficou de molho, coloque o mingau de arroz (que já deve ter esfriado), a pimenta, sal, açúcar e a mistura do liquidificador.
Misture tudo muito bem. Junte, nesta mistura, o nabo, a cebolinha, a cebola e o gergelim. Misture tudo.
Verifique se as acelgas estão bem escorridas. Trabalhe dentro da própria bacia, usando luvas de borracha novas.
Trabalhando com um quarto de acelga de cada vez, deite-a dentro da bacia e esfregue o recheio entre as folhas, uma por uma, e quando terminar, enrole a folha mais externa, fazendo uma trouxinha.
Quando terminar, se sobrar algum recheio, deixe por fora da acelga. Coloque em recipientes que tenham boa vedação.
Guarde na geladeira e vá utilizando aos poucos. Dura bastante tempo. Esta mistura vai fermentando com o tempo e os Coreanos dizem que é melhor consumir após uma semana, mas há quem prefira o Kimchi fresco. Os sabores vão mudando conforme o tempo vai passando.

SHARE

About Marcia Korrea

0 comentários :

Postar um comentário